O Rádio no Brasil

Curiosidades | 23/05/2010

Quem inventou o rádio?

              A primeira resposta que nos vem à mente é Guglielmo Marconi. De fato, ele é reconhecido pelos países de primeiro mundo como o descobridor do rádio. Em 1895 ele efetuou testes de sinais de transmissão sem fio, primeiro a 400 metros de distância, depois logrou ampliar a distância através da aplicação dos princípios de funcionamento da antena de rádio. No ano seguinte Marconi conseguiu a patente da sua descoberta e assim ficou conhecido como o “inventor do rádio.

             Há controversias. Em 1893- portanto antes dos experimentos de Marconi- o cientista e engenheiro gaúcho [de Porto Alegre], padre Roberto Landell de Moura já testava a primeira transmissão por ondas eletromagnéticas, sem fio.

             “Ele patenteou inventos no Brasil e nos Estados Unidos, mas, por uma série de infortúnios, não conseguiu nenhum apoio para o desenvolvimento dos artefatos. Foi incompreendido, taxado de maluco e de ter pacto com o demônio. Não foi reconhecido em sua época e, pior ainda, até hoje é pouco conhecido, embora tudo esteja devidamente documentado.” Jornalistas & Cia.O transmissor de ondas, retratado abaixo, foi inventado pelo padre Landell de Moura.

As primeiras transmissões radiofônicas


              Mais tarde em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Graças a ele, a Marinha Brasileira realizou, em 1 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban. Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900. Essa polêmica da invenção do rádio se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o primeiro mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os Wright não registraram imagens e suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

Radionovela “Em Busca da Felicidade”

              O dia 5 de junho de 1941 ficou na história do rádio brasileiro como a data mais importante do rádio-teatro. Exatamente às dez e meia da manhã, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional do Rio de Janeiro:
“Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta… o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins… EM BUSCA DA FELICIDADE”. Um vento de emoção varreu o país de norte a sul. Era a primeira autêntica história seriada radiofônica, que haveria de durar 2 anos e que marcaria uma época, assinalando novos rumos, abrindo novos horizontes, expandindo negócios e as oportunidades artísticas brasileiras e que perduram até hoje nas novelas televisadas. Alguns artistas dessa rádio-novela o fizeram carreira na TV e no cinema, como Rodolfo Mayer e Brandão Filho.
              


Publicado em Curiosidades

Deixe um comentário »

Deixe um comentário